Certificação PQO

Soluções
Todos

Programa de Qualificação Operacional (PQO)

Sobre a certificação

O Programa de Qualificação Operacional (PQO) é a certificação desenvolvida pela B3. Seu objetivo é atestar o conhecimento dos profissionais que atuam em diversas áreas do mercado financeiro, além mantê-los atualizados.

Quem pode realizar prova da Certificação do PQO?
Qualquer profissional ou pessoa interessada pode independente do vínculo com a B3.

Áreas que são aptas a tirar a certificação: Operações, Compliance, Risco, Comercial, Back Office, Liquidação, Custódia e Cadastro. A escolha da certificação deve ser baseada na área de conhecimento e nas atividades que o profissional desempenha nos participantes de mercado, conforme a descrição no Manual de Certificação de Profissionais.

Inscrições

As inscrições para a prova de Certificação e Recertificação do PQO são feitas diretamente pela Ancord.

Desde 2020 a Ancord lançou um modelo 100% on-line para a aplicação das provas de certificação e recertificação do PQO, possibilitando que os profissionais façam as provas sem que seja necessário deslocar-se a um centro de testes.

 

A prova

As provas do Programa de Qualificação Operacional (PQO) são realizadas pela Ancord em ambiente eletrônico nos mais de 300 centros de testes espalhados em todo o território nacional. Você pode também fazer a prova de casa no modelo 100% online.

Áreas de conhecimento

Operações

Aplica-se aos profissionais que realizam a intermediação de operações nos sistemas da B3.

Compliance

Aplica-se aos profissionais responsáveis pela supervisão dos procedimentos e dos controles internos.

Risco

Aplica-se aos profissionais responsáveis pelo monitoramento do risco nas operações realizadas nos mercados e sistemas da B3.

Comercial

Aplica-se aos profissionais responsáveis pela distribuição dos produtos negociados por meio da B3.

Back Office

Aplica-se aos profissionais responsáveis pelas atividades de liquidação, registro, controle de garantias, custódia e cadastro de clientes.

Custódia

Aplica-se aos profissionais de back office que realizam apenas atividades relativas à custódia nos respectivos sistemas da B3.

Liquidação

Aplica-se aos profissionais de back office que realizam apenas atividades relativas à liquidação das operações realizadas nos respectivos ambientes da B3.

Cadastro de Clientes

Aplica-se aos profissionais responsáveis por procedimentos de cadastro de clientes do participante.
A escolha da área de conhecimento deve basear-se nas atividades desempenhadas pelo profissional no participante de mercado. Para conhecer os detalhes das atividades, baixe o “Manual de Certificação Profissional” no botão abaixo.

Guia de estudo

Com o objetivo de oferecer ferramentas que ajudem o profissional a se preparar para a prova de certificação, a B3 oferece gratuitamente um Guia de Estudo, dividido pelos tópicos que são abordados nas provas. Ao final deste guia você encontra um quadro de orientações com os capítulos que devem ser estudados para cada tipo de prova e área de conhecimento.

PEC do PQO

O Programa de Educação Continuada do Programa de Qualificação Operacional tem como objetivo atualizar e aperfeiçoar as competências e conhecimentos dos profissionais que atuam nos mercados administrados pela B3 durante o período de vigência de suas certificações.

Os profissionais que participarem de programas de treinamento, cursos, palestras, workshops, seminários e outras atividades relacionadas a atualização e aperfeiçoamento de suas competências para o desempenho de suas atividades deverão totalizar 150 (cento e cinquenta) pontos em 5 (cinco) anos, sendo obrigado o acúmulo de no mínimo 20 (vinte) e no máximo 70 (setenta) pontos por ano para cumprimento do PEC.

Para conhecer todas as regras que regem a recertificação PQO faça o download do Ofício Circular 214/2023-PRE.

A relação com as atividades credenciadas que estão habilitadas para pontuar no PEC do PQO está disponível abaixo.

Atividades Credenciadas

Confira as atividades credenciadas que estão habilitadas para pontuar no PEC do PQO:

Congressos / Palestras / Workshops

Atividade
Pontuação
Operações
Comercial
Compliance
Risco
Back
Office
Back
Office Liquidação
Back Office 
Custódia
Data
 12 pontos
x
x
x
x
x
x
x
28 e 29 de maio de 2024

Programas B3

Atividade
Pontuação
Operações
Comercial
Compliance
Risco
Back
Office
Back
Office Liquidação
Back Office 
Custódia
 3 pontos
x
x
x
x
x
x
x
 1 ponto
x
x
x
x
x
x
x
 3 pontos
x
x
x
 3 pontos
x
x
x
x
x
x
x
 2 pontos
x
x
x
x
x
 1 ponto
x
x
x
x
x
Processos Operacionais da Central Depositária B3
 1 ponto
x
x
x
 1 ponto
x
x
x
x
x
x
x
 1 ponto
x
x
x
18 pontos
x
x
x
x
x
x
x
12 pontos
x
x
x
x
x
x
x
3 pontos
x
x
x
x
x
x
x
3 pontos
x
x
x
x
x
x
x

Programas de Parceiros

Atividade
Pontuação
Operações
Comercial
Compliance
Risco
Back
Office
Back
Office Liquidação
Back Office 
Custódia

Perguntas Frequentes

O Ofício Circular 214/2023, disponível no site da B3,  traz todas as informações obre o Programa de Qualificação Operacional (PQO) B3.

A certificação nas áreas de conhecimentos estabelecidas pela B3 pode ser obtida por qualquer profissional ou demais interessados, independentemente de vínculo com participante. Apenas as certificações por equivalência exigem vinculo do profissional com um participante.

PEC é o Programa de Educação Continuada, e permite ao profissional que já tem a certificação PQO obter sua renovação sem a necessidade de prestar uma prova para isso. 

O prazo para renovação é de 5 anos a partir da certificação ou da última recertificação do profissional. Excepcionalmente, para que todos os profissionais possam usufruir igualmente da nova modalidade de renovação via PEC, as certificações que vencem entre 01/01/2024 e 30/06/2024 estão sendo prorrogadas em 01 ano, mantendo o mesmo dia e mês de validade.

Não. A data de vencimento no Sincad permanece a mesma, mas a prorrogação estará sendo considerada para fins de auditoria. O profissional e o participante deverão fazer o controle da nova data de validade.

Para realização da prova, é necessário que o profissional realize sua inscrição no site da Ancord em www.ancord.org.br, Certificação e Credenciamento, PQO-B3 e pague a taxa correspondente à prova de certificação/recertificação utilizando os meios de pagamento oferecidos.

Sim. No site da B3 está disponível o Guia de Estudos com o conteúdo abordado nas provas e um quadro de orientações dos capítulos aplicáveis a cada tipo de prova. 
Além do Guia de Estudos, o site da B3 Educação (https://cursos-edu.b3.com.br) oferece também diversas videoaulas que cobrem grande parte do conteúdo cobrado nas provas, e que também são válidos para o acúmulo de créditos para a renovação via PEC.

Não. O PEC é válido apenas para a recertificação, ou seja, para a renovação da certificação do profissional que já a possua. A primeira certificação é feita sempre por meio de prova aplicada pela Ancord.

O profissional deverá acumular um total de 150 pontos ao longo dos 5 anos de validade da sua certificação.

Sim, o profissional precisa acumular no mínimo 20 pontos por ano, e no máximo 70 pontos por ano.

Como existe um mínimo anual de 20 pontos, o profissional que deseja renovar sua certificação pelo PEC deve fazer essa opção já no primeiro ano após sua certificação, ou após a última renovação, uma vez que precisará acumular no mínimo esses 20 pontos já a partir do primeiro ano.

Para a renovação via PEC das certificações que vencem entre 2024 e 2028, foi criado um plano de transição, conforme abaixo:
Vencimento em 2024: cumprimento mínimo de 25 pontos;
Vencimento em 2025: cumprimento mínimo de 50 pontos;
Vencimento em 2026: cumprimento mínimo de 75 pontos;
Vencimento em 2027: cumprimento mínimo de 100 pontos;
Vencimento em 2028: cumprimento mínimo de 125 pontos.
Essa pontuação mínima reduzida para esse período de transição não exime o profissional de acumular pelo menos 20 pontos por ano durante esse período.

Nesse caso a renovação da certificação via PEC não será mais possível, e o profissional precisará fazer o processo via prova.

Não haverá transferência de pontos para anos subsequentes.

Os profissionais portadores dos certificados descritos a seguir podem solicitar a dispensa da prova de certificação e de renovação de certificação nas áreas de conhecimento abaixo indicadas.

Para as certificações PQO obtidas por equivalência não são emitidos certificados. O participante de mercado ao qual o profissional está vinculado cadastra essa equivalência diretamente no Sincad. Os certificados emitidos pelas entidades certificadoras devem ser mantidos pelo profissional para a comprovação da equivalência em processos de auditoria.

Não. Para a obtenção da certificação PQO por equivalência, o profissional precisa cumprir cumulativamente todos os seguintes requisitos:
1) Possuir uma certificação válida (não vencida) passível de equivalência;
2)Atuar na referida área de conhecimento passível de equivalência;
3)Estar cadastrados no Sincad na referida área de conhecimento;
4)Estar vinculados a um participante de mercado.

A taxa a ser paga para a recertificação é de R$ 380,00, independente da opção por fazê-la por meio de prova ou pelo PEC

A taxa a ser paga para a recertificação é de R$ 380,00, independente da opção por fazê-la por meio de prova ou pelo PEC

A certificação vitalícia do PQO foi oferecida somente até 31/10/2016, para diretores ou profissionais que exerciam funções equivalentes nos participantes de mercado. Os profissionais que não obtiveram essa certificação até aquela data precisam realizar o processo normal de prova de certificação PQO.

Novos profissionais que não possuem a certificação PQO têm facultado uma carência (waiver) de até 120 dias corridos a partir da data de início da sua atividade no participante. Essa carência é opcional e fica a cargo do participante ao qual o profissional está vinculado aderir ou não a ela.

Se os prazos de renovação não forem cumpridos o profissional precisará realizar nova prova de certificação PQO.

Para acumular os créditos necessários para a renovação da certificação PQO o profissional deverá participar de treinamentos, cursos, palestras, etc credenciados pela B3 para o Programa de Educação Continuada (PEC).

Para requerer o cômputo dos créditos, o profissional deverá submeter anualmente, no mês de aniversário de sua certificação, a documentação pertinente e os respectivos comprovantes à Ancord, através da página do sistema do PEC do PQO em https://www.ancord.org.br/certificacao-e-credenciamento/certificacoes-do-pqo-programa-de-qualificacao-operacional-da-b3/.

Nesse momento não. O credenciamento é feito a partir da solicitação de um participante, entidade credenciadora, associação de mercado ou instituição de ensino.

Os  participantes de mercado, entidades credenciadoras, associações de mercado ou instituições de ensino podem solicitar o credenciamento de atividades no PEC do PQO enviando email para educacao@b3.com.br, com as seguintes informações:
Conteúdo programático;
Data de realização;
Carga horária; Formato;
Site de inscrição / divulgação / e-mail marketing;
Local de realização. 
A B3 Educação terá o prazo de 15 (quinze) dias corridos, contados a partir do recebimento da documentação necessária, para avaliar e manifestar-se a respeito da solicitação de credenciamento da atividade, aprovando ou solicitando mais esclarecimentos à instituição.

A pontuação pode ser consultada diretamente na página do PEC do PQO, no site da Ancord (https://www.ancord.org.br/certificacao-e-credenciamento/certificacoes-do-pqo-programa-de-qualificacao-operacional-da-b3/).

Não. Conforme o ofício 214/2023 não haverá a devolução ou transferência da taxa paga. Nesse caso o profissional deverá fazer o pagamento da taxa da prova, mesmo tendo pago o custo do PEC anteriormente.